Quem Somos

cropped-cropped-logo-pop-novo41.jpg

Seja bem vindo ao Parque da Onça Parda

 

O Parque da Onça Parda é um Parque Ecológico Particular de Mata Atlântica voltado para a Preservação, Ecoturismo e Sustentabilidade!

O POP está de braços abertos aos amantes da natureza!

Seja para passar o dia ou acampar, venha nos visitar e vivenciar momentos de lazer e tranquilidade.

Traga sua família e amigos e desfrute dos passeios nas trilhas e cachoeiras em uma das áreas mais preservadas de Mata Atlântica!

Histórico

 Conta-se que em meados dos anos 40 e 50, toda uma área de floresta nativa onde hoje é o entorno do Parque Estadual “Carlos Botelho” estava sendo cada vez mais devastada e invadida por pessoas que dali extraiam carvão, derrubando árvores centenárias, em busca riquezas. Era o ciclo do carvão.

Muitas famílias abastadas da região herdaram suas riquezas dessa atividade quase que desenfreada. Quase desenfreada porque chegou um momento em que finalmente o Governo tomou uma ação e literalmente “passou a régua” no mapa, demarcando definitivamente as fronteiras da reserva florestal, hoje o Parque Estadual “Carlos Botelho”.

Com isso, toda uma área ao norte no entorno da reserva florestal onde essa atividade estava sendo realizada, ficou sem dono! E o Governo, através de incentivos, buscou vender essas terras aos interessados, as chamadas terras devolutas do Estado.

Dizem os antigos que um certo funcionário do Governo, Procurador de Terras, como não podia comprar as terras em seu nome, arrumou um “parceiro”, e comprou toda a área ao norte da divisa da Reserva Florestal utilizando-se do nome desse “parceiro”. Um total de mais de 2.420.000m2 (242 hectares).

O tal “parceiro” era um senhor já de idade, lavrador, humilde e, logo após a aquisição, abdicou-se de quase toda a área em favor do tal Procurador de Terras do Governo e em troca dos favores concedidos recebeu uma parte das terras, aproximadamente 500.000 m2 em seu nome (50 hectares).

Essa área no meio da gleba vendida pelo Governo acabou sofrendo menos intervenção de carvoarias, madeireiras. Até foi instalada uma pequena olaria, mas não foi dado continuidade.

No ano 2004, essa área foi adquirida pelos atuais proprietários e se tornou o Parque da Onça Parda. O POP é cortado por 2 rios: o Monjolinho e o Ribeirão Bonito, onde abriga uma grande parcela de mata atlântica preservada contendo animais característicos da fauna local como o Mono-Carvoeiro (maior primata das Américas), Anta, Macaco Prego, e inclusive a Onça Parda.

O nome do Parque foi batizado pela bióloga Paula Fogaça que em suas pesquisas na área identificou rastros e pegadas da Onça Parda (Puma Concolor).

A preservação do Parque da Onça Parda nesses anos tem sido fundamental para o equilíbrio da fauna e flora da região.

Atualmente o Parque da Onça Parda busca preservar a mata nativa remanescente e recuperar as áreas degradas através de plantio de mudas nativas contribuindo para a sobrevivência da fauna no local.

Para um desenvolvimento sustentável, o POP atrai turistas e amantes da natureza através de atividades de ecoturismo, educação ambiental, pesquisas, camping, esportes de aventura, sempre em harmonia com a natureza e respeito ao meio ambiente.

Sejam bem-vindos!